12/04/2021

Comportamento do Consumidor: o que mudou?

Comportamento do Consumidor: o que mudou?

A partir da década de 2010, começamos a presenciar o surgimento do Marketing 3.0 e muita coisa mudou para o Marketing das empresas, devido ao novo comportamento do consumidor.

Marketing 3.0 – centrado em VALORES, é fazer do mundo um lugar melhor. Reforçada pela nova Onda Tecnológica, mais rápida, mais avançada, mais acessível. Consumidor pleno, com coração, mente e espírito. Focado em valores, na identidade estratégica da empresa, sua missão, visão, princípios e valores. Proposta de valor funcional, emocional e espiritual. Relacionamento de colaboração de um para muitos.

Dos 10 mandamentos do marketing 3.0 ensinados por Kotler, gosto especialmente destes:

>>> ame seus consumidores, respeite seus competidores;

>>> seja sensível a mudanças, esteja preparado para transformações;

>>> proteja o nome de sua marca, seja claro sobre quem você é;

>>> visto que existe um grande número de consumidores, priorize os que mais podem se beneficiar com você;

>>> conquiste, mantenha e cultive seus clientes.

 

Marketing 4.0

Uma abordagem que combina interação on-line e off-line entre empresas e consumidores. As marcas precisam se tornar mais flexíveis e adaptáveis por causa das rápidas mudanças. Ter uma personalidade autêntica é mais importante do que nunca. É a era da Conectividade. O Marketing 4.0 alavanca a conectividade máquina a máquina e a inteligência artificial a fim de melhorar a produtividade do marketing, enquanto impulsiona a conectividade pessoa a pessoa com o intuito de fortalecer o engajamento do cliente.

“Vivemos a era do empoderamento do consumidor conectado.”

Novas tecnologias surgindo a todo instante e consumidores interagindo com as marcas como nunca se viu antes. Minha dica é:

Você precisa dedicar tempo à interação com seus clientes, eles desejam isso. E, se você não fizer, seu concorrente fará!

NOVOS COMPORTAMENTOS!

NOVAS OPORTUNIDADES!

NOVOS DESAFIOS DE MARKETING!

A partir de 2020, ano de início da pandemia do Corona Vírus, o Marketing nunca mais foi o mesmo devido às mudanças no Comportamento dos Consumidores. Talvez o maior impacto sejam as compras online, fazendo com as lojas físicas se adaptassem mais rápido do que esperavam.

Em uma pesquisa realizada, em 2020, pela VEJA INSIGHTS e EY Parthenon, 62% dos brasileiros estão visitando menos as lojas físicas.

“Mudanças de hábitos e padrões de comportamento que vinham se desenhando ou mudando lentamente tiveram uma forte aceleração. A digitalização dos negócios e a intensificação do uso de canais digitais de interação com os consumidores são exemplos de tendências que já se manifestavam, mas apresentaram uma forte aceleração em questão de meses”. (veja.abril.com.br)

Já fazem alguns anos, bem antes da pandemia, que os profissionais precisaram repensar o Marketing devido à:

- Sobrecarga de Informações

- Consumidor mais inteligente

- Mudança na composição da família

- Envelhecimento da população

- Imperativo Verde

Em outros tempos, a empresa tinha apenas um público-alvo ou dois. Agora, podemos subdividir esse público para criar estratégias personalizadas e que “conversem” com cada um.

Outro dado importante da pesquisa realizada pela VEJA INSIGHTS e EY Parthenon é:

64% afirmam que seus valores e a maneira de olhar para a vida foram alterados pela COVID-19 e, com isso, as preocupações com a família, com a saúde física e mental e com as finanças pessoais foram para o topo da lista”. Esta informação traz grandes oportunidades para os negócios destes segmentos de mercado.

73% aumentarão a importância de uma boa relação custo/benefício (value for money) e 68% dizem que pretendem reduzir o volume de gastos em itens não-essenciais”. Observe o esforço de marketing das empresas para criar marcas fortes, presentes e gerenciar seu processo de compra, distribuição, entre outros para poder entregar isso.

De acordo, ainda com a pesquisa, os consumidores pagarão a mais por:

- Produtos de Alta Qualidade (48%);

- Produtos que promovem a saúde e bem-estar (46%);

- Bens e serviços mais sustentáveis (45%);

- Entre outros. Confira a pesquisa completa aqui: https://veja.abril.com.br/insights-list/insight-3/

Mesmo diante dessas mudanças, podemos considerar alguns aspectos nas decisões de compra:

- O consumidor continuará repleto de emoção no processo de compra!

- As marcas continuarão causando sensações nestes consumidores!

- Sensações vendem mais do que produtos!

Muita coisa mudou e continuará mudando no Comportamento do Consumidor. E, basta uma pesquisa rápida na internet para ver mais ainda sobre tudo isso. Porém, o mais importante é saber usar as informações para elaborar estratégias de marketing e vendas eficazes! E, como profissional de marketing, defendo a construção de uma marca forte e de valor, independente do cenário!

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Oi, vamos conversar? (48) 99951-4898