04/05/2021

Marcas com Propósito

Marcas com Propósito

O Marketing utiliza estratégias para que uma marca atraia a atenção de seu público-alvo, fazendo com que ele deseje e compre essa marca. Uma das coisas que vem mudando, nessa nova era, é o que uma marca deve comunicar para que tenha um valor percebido pelas pessoas.

   “Modo sem ponto final é uma forma de fazer moda atemporal e de forma mais sustentável, buscando sempre o menor impacto para o meio ambiente.” (Guilherme Moreno - Gerente de Marketing da Malwee)

No case acima, o novo posicionamento da Malwee nos mostra que essa preocupação em fazer o certo, em se diferenciar do jeito de fazer moda, é um verdadeiro propósito da marca que está sendo repassado para seu público-alvo. 

Outras marcas também têm se mostrado atuais no novo comportamento dos consumidores e o que eles esperam das marcas para pensar, seriamente, em consumi-las. E o conceito do Marketing 3.0 explica isso: os consumidores desejam ser tratados como consumidores plenos com coração, mente e espírito humano! Uma marca deve abraçar um propósito e ajudar o mundo a ser um lugar melhor.

Pesquisa realizada pela CAUSE em parceria com Ipsos, Instituto Ayrton Senna e ESPM, em 2018 - (Fonte: Meio e Mensagem):

77% esperam que empresas contribuam mais para a sociedade hoje do que contribuíram no passado.

82% consideram muito importante que empresas demonstrem um alto grau de responsabilidade social.”

Tenho um case bem genuíno, de uma cliente que é a Bruna Blauth. O propósito do negócio dela é cuidar da saúde, boa forma e autoestima de mulheres reais, entendendo que cada mulher é diferente uma da outra. Traduzimos esse posicionamento no slogan “Mulheres singulares”. E todo o Marketing gira em torno deste propósito maravilhoso. 

   “Assumindo esse tipo de posicionamento, as marcas tornam-se mais humanas e próximas de seus públicos, sejam consumidores, colaboradores ou investidores, entre outros.” (Francine Lemos - CEO da CAUSE para a Meio e Mensagem)

> Qual o propósito da sua marca?
> Qual valor você entrega para seus clientes?
> Você se diferencia dos seus concorrentes com algo único?

   “Agora as marcas precisam definir claramente o seu “propósito” e oferecer uma contribuição efetiva para a sociedade.” (Fonte: Administradores)

Sua marca precisa se adaptar à nova realidade do mercado, na qual a transparência das empresas está sendo cobrada pelas pessoas e você deve estabelecer um propósito autêntico.

   “Propósito é mais do que simplesmente responder às questões do cotidiano. Trata-se de ter um compromisso genuíno e significativo com princípios importantes com os quais os consumidores se preocupam - como saúde e bem-estar, ingredientes naturais, sustentabilidade ambiental e conexões familiares - que definem todas as decisões de negócios." - Bill Theofilou, Senior Managing Director, Accenture Strategy. (Fonte: Administradores).

Leia também: Comportamento do Consumidor: o que mudou?

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