30/11/2020

Estratégias Básicas do Marketing

Estratégias Básicas do Marketing

Outro dia fiz enquete no Instagram e pediram para eu falar sobre o início do marketing, de como iniciar a construção de estratégias de um negócio. Vamos entender primeiro o seguinte:

>>> O Marketing trata do Mercado. Neste mercado temos os clientes, nos quais devemos focar e surpreender. Temos os concorrentes, os quais devemos observar e criarmos um diferencial competitivo;

>>> Precisamos ter informações atualizadas sobre este mercado (público alvo, concorrentes, tendências, comportamento de consumo, entre outras);

>>> Todo trabalho deve ser pautado em um Planejamento, no qual terão ações de curto, médio e longo prazos.

É importante observar em que momento está o seu negócio, porque algumas empresas ainda não fazem o básico bem feito. Então, primeiro precisa arrumar isso para seguir adiante. Vamos ver o que seria o início?

 

  1. Identidade Visual: sua marca precisa ser atual, identificar-se com seu negócio e público e é essencial que seja diferente da identidade dos seus concorrentes (cores, ícone, fonte);

  2. Posicionamento: pautado no propósito do seu negócio e algo que crie afinidade com seu público. Você precisa trabalhar isso com frequência na sua comunicação interna (colaboradores) e com seu público-alvo. Ex.: a Natura com foco na natureza, o Boticário na beleza. Trazendo para uma situação mais próxima da nossa região: @inspiraon - “É atual, é digital”. O meu posicionamento de “Marketing de Valor”, o Giassi Supermercados com “Pequenos Preços, Grandes Amigos”. A Correa Pneus com “Carro estável, caminho agradável”. A Corstone com “Revestimentos com personalidade”. A Bruna Blauth com “Mulheres Singulares”. Entre tantos que temos de exemplo!

  3. Endomarketing: sua equipe precisa estar alinhada e engajada em todo processo. A comunicação interna deve ser eficaz para poder entregar valor para o mercado.

  4. Atendimento: este é o item mais importante atualmente, segundo pesquisas da área, para a decisão de compra! Sua linha de frente com os clientes precisa de preparação em atendimento e vendas. Veja aqui meu Treinamento! 

  5. Ambiente Físico: se você vende também através de loja física, seu ambiente precisa ser moderno, aconchegante, organizado. Ele deve oferecer uma experiência maravilhosa de compra, senão seu público comprará on-line! Ele tem que desejar sair do conforto da sua casa para ir até seu local!

                        “A melhor estratégia é evoluir”!

A partir do momento que isso estiver alinhado, você já pode planejar outras ações como: marketing digital, material gráfico (folder, material de pdv...), mídia externa (outdoor, placas, telões...), rádio, tv, jornal, entre tantas. Aqui, você precisa continuar sendo muito estratégico para investir sua verba de forma que traga o melhor resultado!

Todo o processo, desde o início, precisa ser acompanhado por um profissional da área, que terá a habilidade necessária que o mercado vem exigindo.

 “É mais importante adotar a estratégia certa do que buscar o lucro imediato”. (Kotler)

Marketing é valor para as empresas! E valor é tudo o que você precisa entregar para o mercado!

 

Leia também: Tendências de Marketing para 2021!

Oi, vamos conversar? (48) 99951-4898