21/07/2021

Marketing Conversacional e a Nova Era

Marketing Conversacional e a Nova Era

Hoje, escrevo sobre um tema que ainda pretendo fazer uma live com especialistas nesta área.

O QUE É MARKETING CONVERSACIONAL?

A empresa referência neste assunto no mundo é a Drift.  

Ela define o Marketing Conversacional como uma estratégia usada pra diminuir seu ciclo de venda, aprender mais sobre os clientes e criar uma experiência de compra mais humana e personalizada. Para isso, as empresas usam tecnologia para agilizar o processo, já que as pessoas não querem mais aguardar para serem atendidas. Essa tecnologia envolve Chatbots com Inteligência Artificial. 

Este tipo de Marketing é um recurso muito bom para empresas que têm muitos atendimentos e que podem agilizá-los, encurtando o processo. Certamente, o contato humano com o profissional é importante que aconteça e vai acontecer. Este profissional precisa estar muito preparado para dar continuidade ao atendimento feito, até aquele momento, pelo robô. Algumas pessoas têm receio de usar esta ferramenta e confesso que eu sou uma delas. Por outro lado, este é um movimento no processo de comunicação das empresas com seus clientes que vem acontecendo no mundo. É necessário estar por dentro das tecnologias e conhecer suas possibilidades.

Vamos, então, ver os benefícios do Marketing Conversacional?

>>> O chatbot pode atender 2 ou mais clientes ao mesmo tempo, reduzindo o número de pessoas que você precisa contratar;

>>> Otimiza o tempo para a empresa e seus clientes;

>>> Permite personalizar o atendimento para que fique mais próximo;

>>> Nas redes sociais, por exemplo, o chatbot vai responder rapidamente a qualquer horário do dia e da noite;

>>> Você pode criar textos, utilizar imagens, tudo para que seu robô converse exatamente de acordo com seu posicionamento no mercado, de acordo com sua linguagem nas redes sociais;

>>> Chatbots permitem que você tenha um banco de dados à sua disposição;

>>> Eles identificam as ações de um lead e oferecem conteúdos que interessam para este lead;

>>> O chatbot auxilia na Gestão de Relacionamento com os Clientes, já que possuem também banco de dados sobre o comportamento de consumo;

>>> Permite escalar contatos, expandindo os contatos da empresa.

Pesquisas realizadas mostram que as pessoas estão cansadas de preencher formulários, enviar emails, e demorar para receber retorno. Essa instantaneadade na comunicação é presente e também tendência. O marketing conversacional vem para criar relacionamentos com os clientes com uma experiência de conversa real. Então, as pessoas não precisam passar por formulários tradicionais e acabam passando por um experiência mais positiva! O Marketing Conversacional, os chatbots são entendidos como "robotização" e por isso causam uma sensação ruim de primeira. Mas o objetivo do Marketing Conversacional é justamente humanizar ao máximo este processo!

O fato é que temos um novo consumidor, mais exigente, mais informado e cobrando agilidade das empresas. O intuito deste texto não é dizer que você deve abandonar o atendimento de seus profissionais e colocar um processo todo automatizado. É mostrar que sua empresa pode se benificar em algumas etapas do processo com seus leads para agilizar a jornada de compra.

Uma dica que dou para quem for usar o Marketing Conversacional é: personalize ao máximo seus textos de interação, crie algo exclusivo da sua marca, seja autêntico!

Leia também: Guia do Marketing Pessoal de Valor

 

Oi, vamos conversar? (48) 99951-4898