29/09/2020

O Poder do Posicionamento de uma Marca!

O Poder do Posicionamento de uma Marca!

Enquanto profissional na área de Marketing, penso que a questão do posicionamento de uma marca é talvez o que de mais importante uma empresa pode fazer. Posicionar uma marca de forma diferenciada na mente das pessoas é um dos grandes desafios para as empresas e profissionais, mas é isso que vai tornar sua marca forte no mercado.

Empresas que definem um posicionamento e “colocam” na nossa cabeça causam grandes sensações e possuem muito valor para seu público-alvo.

É tanta marca no mercado, o consumidor é apresentado para tantos produtos e serviços que a melhor forma de diferenciar e agregar valor para uma marca é através do posicionamento. Porém, não basta que a empresa crie um posicionamento para divulgá-lo, ela precisa se comportar de acordo com ele.

“Nenhuma empresa pode vencer se seus produtos e ofertas lembram qualquer outro produto ou oferta. As empresas devem buscar um posicionamento e diferenciação relevantes.” (Kotler e Keller)

Empresas e profissionais da área devem partir do princípio de que tudo pode ser diferenciado, até mesmo um simples clips. Porque o posicionamento é uma sensação que será passada pela marca, e isso se consegue fazer com tudo. Sim, estou falando de sentimento, de emoção.

Para definir o posicionamento, o profissional de marketing, através de pesquisas, busca atributos do produto que sejam relevantes para o consumidor e analisa como se posicionam os concorrentes. Após isso, encontra um diferencial competitivo para posicioná-lo.

Caso sua empresa não tenha um posicionamento definido, o mercado tratará de fazer isso, e pode não agradar você. Portanto, se sua marca ainda não está posicionada e encontra-se estagnada, está na hora de posicioná-la!

Leia também:  Treinamentos: há quanto tempo você não investe nisso?

Oi, vamos conversar? (48) 99951-4898