01/11/2021

Tendências de Endomarketing e Endobranding para 2022

Tendências de Endomarketing e Endobranding para 2022

Este assunto está em alta porque a pandemia trouxe uma nova realidade para as empresas que é o trabalho remoto e híbrido. O momento é de adaptação para manter as equipes altamente produtivas, algo que sempre foi um desafio. Fiz um vídeo sobre este assunto e que você pode assistir aqui

> Você que tem um negócio, equipe, está preparado pra essas mudanças de comportamento?
> Qual seu Planejamento de Endomarketing para o próximo ano?
> Se você quiser avançar para o Endobranding e tornar seu colaborador apaixonado pela sua marca, você sabe o que precisa fazer?

IDC Brasil, a pedido do Google Workspace, realizou uma pesquisa com 900 profissionais brasileiros para responder algumas perguntas. 

"Estruturas de um modelo de trabalho mais tradicionais, construídas há décadas, foram desafiadas e a colaboração foi testada ao seu limite. Em contrapartida, aquelas empresas que já carregavam a inovação em seu DNA prosperaram mais do que nunca".

Alguns tópicos da pesquisa aqui:

• Nem 100% digital, nem 100% presencial: 01 híbrido;

•  Esses profissionais, de forma geral, vêem o formato com entusiasmo (51%) e confiança (47%);

•  Os jovens são os que mais sugerem o modelo híbrido no período de pós-pandemia. 76% de adesão entre 18 a 21 anos. 54% entre 22-37 anos;

•  Trabalho remoto não significa trabalho isolado. Um dos caminhos encontrados pelas empresas para fazer tudo isso acontecer foi adotar e ampliar o uso das soluções de colaboração, na tentativa de encurtar a distância entre as pessoas;

•  62% afirmaram ter trabalhado mais no período. Ainda assim, a grande maioria dos profissionais se sentiu produtiva ou muito produtiva;

•  Cultura e Tecnologia juntas, potencializando a colaboração. É a união de uma solução de colaboração e da mudança nos hábitos das pessoas;

•  87% concordam que a empresa passou a trabalhar e a resolver problemas de forma mais rápida.

Neste momento da leitura, você deve estar se perguntando o que devemos fazer, então, diante deste cenário. Algumas dicas:

1) Os gestores precisam adotar uma nova postura, especialmente com os mais jovens;

2) Trate seus colaboradores como únicos, promovendo feedbacks sobre seu trabalho remoto;

3) Ajude seus colaboradores com as dificuldades deles em relação ao trabalho remoto;

4) Tenha tecnologias modernas para agilizar seu processo de entrega, de produtividade;

5) Continue promovendo confraternizações, mesmo que à distância, usando de muita criatividade;

6) As reuniões precisam continuar e em espaço mais curto entre uma e outra;

7) Continue realizando treinamentos com sua equipe, tendo em vista que as coisas mudam rapidamente.

Tem muito mais coisas para falar sobre este assunto e já estou desenvolvendo o Projeto "Endomarketing e Endobranding de Valor" para 2022, para ajudar as empresas a evoluírem ainda mais nestes sentido!

Leia também: Guia do Marketing Pessoal de Valor.

 

Oi, vamos conversar? (48) 99951-4898