15/11/2020

Tendências de Marketing para 2021!

Tendências de Marketing para 2021!

Antes de trazer informações de fontes importantes da área de marketing, quero deixar minhas considerações, especialmente para os negócios locais.

Em um cenário instável, algumas ações precisam ser realizadas imediatamente. Abaixo, duas que considero essenciais:


1. Seu local físico precisa oferecer uma experiência irresistível de compra! Um ambiente bonito, confortável e com atendimento de excelência;
2. Seu negócio deve existir não apenas no espaço físico, mas urgentemente, no on-line! Melhore a experiência de compra no ambiente virtual. 

 

“A pandemia do novo coronavírus mudou a forma como as marcas conduzem os negócios. Nesse cenário, cada vez mais produtos e serviços migram para a Internet, e muitas empresas continuam com funcionários trabalhando remotamente ou em um ambiente híbrido”. (rockcontent.com)

Analisando, agora, o cenário global, apresento as Tendências de Marketing levantadas pela Deloitte para 2021:

Propósito 

Marcas com propósito estão sendo lembradas neste momento de pandemia. 79% dos entrevistados lembraram de uma marca de forma positiva por ajudar consumidores, colaboradores ou comunidades;

Agilidade 
“ A agilidade foi e continuará sendo outra palavra de ordem”. Isso porque a pandemia aumentou o uso da tecnologia e vai continuar aumentando;

Experiência Humana
As marcas precisam humanizar seu relacionamento com os clientes, já que a tecnologia não consegue fazer isso por completo;

Confiança 
As marcas precisam entregar aquilo que ofertam para seus clientes;

Participação 
Refere-se à participação dos clientes com as marcas, sendo eles também influenciadores e defensores das marcas;

Fusão 
Marcas promovendo parcerias para novas experiências e ações, ajudando mais as pessoas;

Talento

“Na pesquisa, quando os executivos foram questionados sobre as áreas de funcionamento mais importantes de suas empresas nos últimos dois anos, marketing & vendas foi apontada como a segunda mais relevante, perdendo apenas para digital & tecnologia”. (Fonte: Meio & Mensagem)

“Há alguns anos, simplesmente ter uma presença nas redes sociais era uma vantagem significativa” (rockcontent.com). Agora, mais recursos são investidos no ambiente digital para novas estratégias. As pessoas buscam, cada vez mais, os meios digitais para fazerem suas compras. 

Faça algumas perguntas como:
- O que está acontecendo no mercado e que minha empresa precisa se adaptar?
- Como vem se comportando o meu público-alvo com relação ao consumo do meu produto ou serviço?
- Que empresa, mesmo fora do meu setor, está se destacando e o que ela vem fazendo para isso?
- Com relação ao financeiro, minha empresa está bem ou preciso contratar um profissional na área de finanças?
- Minha equipe, meus profissionais, são competentes e estão engajados ou preciso agir com relação a isso?
- Como minha empresa está posicionada no mercado e sendo lembrada pelas pessoas?

Acompanhe a movimentação do mercado, o comportamento de consumo dos seus clientes, adapte-se e aja rapidamente, caso deseje crescer neste cenário que passa por grandes transformações!

Leia também: Comunicação Interna para aumentar a produtividade!

 

Oi, vamos conversar? (48) 99951-4898