23/09/2022

Estratégias de Marketing - Parte 1

Estratégias de Marketing - Parte 1

Esta será uma sequência de textos que farei para ajudar você sobre as estratégias de marketing. O Marketing trabalha o “mercado” e, dentro dele, temos os clientes e os concorrentes. Temos oportunidades, ameaças. Temos os pontos fortes e fracos das empresas para os quais precisamos criar estratégias para seu crescimento.

Clientes: nosso público-alvo primário, aqueles que são potenciais para o negócio e que são o foco do trabalho de marketing.

Concorrentes: aqueles que devemos observar para estar sempre à frente.

Ao analisar uma empresa, começo olhando para os 4Ps do Marketing no cenário atual da empresa e minhas estratégias são para os 4Ps, pra que a empresa chegue aonde deseja!

> Produto/Serviço: o que a empresa tem em seu portfólio de produtos e serviços? Tem algo acontecendo no mercado que seria oportunidade de inovar aqui? Tem algum produto ou serviço que já está defasado ou que precise de melhorias?

> Preço: a empresa vende preço ou valor? Seu preço está abaixo do mercado, na média ou acima? E o que a empresa deseja neste quesito?

> Praça: como o produto ou serviço está disponível para os clientes? Loja física, virtual, as duas? A empresa tem outras unidades? Atua em quais regiões? Todas as praças estão alinhadas?

> Propaganda: agora que você alinhou produto, preço e praça você "pode" comunicar que seu produto existe para as pessoas comprarem. Lembrando, aqui, de fazer uma comunicação voltada para seu público-alvo potencial. Essa comunicação precisa comunicar, despertar desejo e levar para a ação.

"Marketing é a arte de criar valor real para os seus clientes e ajudá-los a melhorar. As palavras-chave de marketing são Qualidade, Serviço e Valor." (Kotler)

Coloquei essa frase do Kotler porque ela diz muita coisa em poucas palavras. Todas as ações do seu Planejamento Estratégico de Marketing devem estar pautadas na entrega de valor. Mas, antes, você precisa descobrir o que é valor para seu cliente potencial. Ex.: o que faria seu cliente desejar ir até sua loja ao invés de comprar pela internet? Qual o diferencial do seu produto em relação ao concorrente e que faz seu cliente não pensar duas vezes em comprar de você? Como você pode trabalhar o branding da sua marca para torná-la uma marca forte e inesquecível na mente do seu cliente?

"Marketing é pensar no cliente o tempo todo!" (Kotler)

Mais uma citaçao do guru do marketing pra você não ter dúvidas sobre como você precisa trabalhar para crescer neste mercado de concorrência acirrada. Você precisa se conectar com seu públic-alvo, gerar conexões fortes. O Marketing de Relacionamento nunca foi tão importante como agora!

No próximo texto, vou citar algumas estratégias de marketing que usei com clientes durante estes mais de 18 anos de mercado.

Leia também: Marcas: ajudem o mundo a ser um lugar melhor!

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