29/09/2022

Estratégias de Marketing - Parte 2

Estratégias de Marketing - Parte 2

No texto anterior, falei um pouco sobre o Marketing, os 4 Ps, dando uma visão geral sobre o quanto o marketing impacta nos negócios. Neste texto de hoje, trago alguns exemplos de estratégias usadas com meus clientes nestes mais de 18 anos de mercado.

Case 1

Um cliente me chamou para “melhorar o Instagram”. Como Consultora, fiz uma análise e diagnóstico da empresa e mostrei que o foco, no momento, está no terceiro P do Marketing: a Praça! A loja era antiga, precisava mexer na estrutura interna e externa antes de fazer mais propaganda. O próprio local, estando melhor, daria conta de trazer mais clientes.

Case 2

Tem um case que me enche de orgulho também. Uma empresa que precisava se reposicionar no mercado para transmitir a qualidade do que entregavam. Foi feita uma nova identidade visual e posicionamento. Hoje, no setor, o marketing dela é referência nacional. Continuamos trabalhando fortemente o branding dessa empresa, que evolui rapidamente.

Case 3

Como um profissional pode se tornar referência na sua área no Brasil? Este case é incrível, no qual todos os Ps do Marketing estão alinhados: Produto/Serviço, Preço, Praça e Propaganda! A cliente possui um local lindo, acolhedor, todo conceitual. Consegue cobrar um valor mais alto do que a concorrência e pratica todas as formas de marketing, incluindo o social!

Case 4

Agora, um case desafiador! Uma marca nova entrando em um mercado com forte concorrência. Marcas já conceituadas e que continuam a evoluir em tudo. A estratégia foi criar uma marca com cores diferentes do que o mercado já apresentava e um posicionamento também diferente, que transmitisse o que era o produto “inovador”.

Tenho muitos outros cases e cada empresa faz uma trajetória no marketing. Mas trabalhar os 4Ps é determinante para seu sucesso no mercado.

O trabalho de marketing deve ser pensado e realizado para entregar valor.

E o que significa isso?
Significa o cliente ter a percepção dessa entrega e de que seu produto ou serviço é melhor. Entregar valor é fazer o algo a mais. É fazer com que o cliente esteja convencido a pagar por ele. Quando pensamos nos 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), também devemos estar atentos na experiência do cliente nestes quatros itens. 

A construção de uma marca requer tempo, investimento e constância. O próprio nome já diz “construção”. Planejamento é essencial para toda marca, e seu fortalecimento no mercado está diretamente relacionado com o quanto você pensa de forma estratégica.

Leia também: Estratégias de Marketing - Parte 1

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