13/06/2023

A importância do Marketing Estratégico?

A importância do Marketing Estratégico?

Em época na qual o marketing digital é a bola da vez, sinto a necessidade de falar sobre o Marketing Estratégico. Afinal, não adianta lançar uma marca na internet sem estudar o mercado e posicioná-la.

O QUE FAZ O MARKETING ESTRATÉGICO?

> Analisa os 4 Ps do Marketing da empresa:

1 - Produto/Serviço

2 - Preço

3 - Praça

4 - Promoção

> Analisa o perfil do Público-alvo

> Analisa os Concorrentes

> Monta o Diagnóstico

> Elabora Estratégias

Dito isto, fazer marketing vai muito além de criar post no Instagram! Resultados efetivos acontecem para as empresas que sabem disso e priorizam estes estudos antes de qualquer ação. Até porque em um Planejamento de Marketing não pode conter somente ações no ambiente digital.

 

Vamos falar um pouco de cada item acima?

> Produto/Serviço: o que a empresa tem em seu portfólio de produtos e serviços? Tem algo acontecendo no mercado que seria oportunidade de inovar aqui? Tem algum produto ou serviço que já está defasado ou que precise de melhorias?

> Preço: a empresa vende preço ou valor? Seu preço está abaixo do mercado, na média ou acima? E o que a empresa deseja neste quesito?

> Praça: como o produto ou serviço está disponível para os clientes? Loja física, virtual, as duas? A empresa tem outras unidades? Atua em quais regiões? Todas as praças estão alinhadas?

> Promoção: agora que você alinhou produto, preço e praça você "pode" comunicar que seu produto existe para as pessoas comprarem. Lembrando, aqui, de fazer uma comunicação voltada para seu público-alvo potencial. Essa comunicação precisa comunicar, despertar desejo e levar para a ação.

Público-alvo: nosso público-alvo primário, aqueles que são potenciais para o negócio e que são o foco do trabalho de marketing.

Concorrentes: aqueles que devemos observar para estar sempre à frente.

 

"Marketing é a arte de criar valor real para os seus clientes e ajudá-los a melhorar. As palavras-chave de marketing são Qualidade, Serviço e Valor." (Kotler)

Coloquei essa frase do Kotler porque ela diz muita coisa em poucas palavras. Todas as ações do seu Planejamento Estratégico de Marketing devem estar pautadas na entrega de valor. Mas, antes, você precisa descobrir o que é valor para seu cliente potencial. Ex.: o que faria seu cliente desejar ir até sua loja ao invés de comprar pela internet? Qual o diferencial do seu produto em relação ao concorrente e que faz seu cliente não pensar duas vezes em comprar de você? Como você pode trabalhar o branding da sua marca para torná-la uma marca forte e inesquecível na mente do seu cliente?

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