26/10/2022

Marketing para lançamento de produtos

Marketing para lançamento de produtos

Lançar um produto no mercado está cada vez mais complexo. A enorme quantidade de marcas faz com que as empresas precisem ser ainda mais inovadoras e criativas. Com isso, a área de marketing vem ganhando mais espaço e sendo mais valorizada do que há anos atrás. Portanto, falar em lançar um produto é falar em novidade, tendência!

O primeiro item é ter uma pesquisa de mercado com informações para ajudar neste processo. Marketing não é só propaganda. Você precisa estar com o produto certo, com o preço certo, no local certo e para o público certo!

"Os comerciantes espertos de hoje em dia não vendem produtos, eles vendem pacotes de benefícios. Não vendem somente o valor de compra, mas vendem o valor de uso." (Kotler)

Importante entender que Produto pode ser o tangível ou intangível (prestação de serviço). Para ambos, são necessárias grandes estratégias. Importante também saber que, quando falamos em lançamento de produto, estamos falando em três fases: antes, durante e depois.

Marketing é conhecer bem o público-alvo, despertando seu interesse para a marca. E como a gente faz isso? Criando uma Comunicação que gere afinidade com seu dia a dia, com o seu universo. Ex.: que assuntos fazem parte do universo feminino, caso o produto atenda a esse mercado-alvo? Falar sobre esses assuntos vai gerar afinidade com as mulheres!

Marketing também é analisar a concorrência para ver o que ela tem feito, onde nosso produto se destaca e o que devemos fazer para ele dominar o mercado. É preciso que tenham formas de mensurar o quanto nosso produto está sendo aceito, o que está dando certo e rotas para eventuais correções.

Marketing de Conteúdo no lançamento

Diferente da propaganda tradicional, o marketing de conteúdo veio para conectar a marca com o seu público. Quanto menos parecer que é propaganda, mais as pessoas engajam. O marketing de conteúdo não é apenas informação sobre o produto, é um conteúdo para atrair a atenção do seu cliente potencial. Veja este exemplo aqui.

Meios de Comunicação no lançamento

Marketing não é apenas marketing digital. Muitas empresas têm esquecido de colocar outros meios de comunicação nas suas estratégias. Certamente o foco será o digital e, dentro dele, existe um universo de possibilidades. Tanto para o meio online como para o off-line, os canais a serem escolhidos e sua frequência precisam estar diretamente conectados com o público-alvo. Você pode planejar e executar uma campanha de lançamento envolvendo o digital, outdoor, rádio, material impresso, assessoria de imprensa, evento, entre outros.

Linguagem da Comunicação e Layout no lançamento

Se estamos falando de Campanha de Comunicação, é imprescindível criar peças publicitárias com a mesma mensagem e conteúdo, porém é muito importante que o formato seja adaptado pra cada meio. Quanto mais simples e direta a comunicação, mais facilmente será absorvida pelas pessoas.

Cada empresa terá uma verba de marketing e o mais importante é saber usar a verba a favor da marca. Otimizar recursos faz parte do nosso dia a dia de profissionais de marketing. A marca precisa de resultados e cabe a nós ajudá-las a alcançar.

Leia também: Estratégias de Marketing - Parte 2

 

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