17/01/2022

O Marketing e o Metaverso

O Marketing e o Metaverso

Das tendências de marketing que apontam no mercado, o Metaverso é possivelmente a que vem despertando mais curiosidade e expectativa de como será na prática.

Meta, em grego, significa além. Verso é um sufixo derivado da palavra universo. Metaverso, então, é um mundo virtual no qual você faz o que faria no mundo real, como ir ao mercado, trabalhar, interagir com outras pessoas, etc, estando dentro de diversos ambientes. Loucura? Já é realidade e certamente será ainda mais vivenciado pelas gerações futuras. Realidade aumentada!
A partir de um futuro breve, teremos coisas para fazer no mundo real e no mundo do Metaverso. 

Investimentos de Marketing no Metaverso.

Como profissional de marketing e responsável pelo planejamento dos meus clientes, fico pensando como eles poderão fazer parte deste novo universo e como serão as novas estratégias de marketing.

“Já temos grandes empresas e marcas, como a Nike e a Microsoft, que estão de olho no desenvolvimento de produtos destinados ao metaverso. Isso não somente mostra uma nova forma de consumo, mas também evidencia a credibilidade em um mundo alternativo e digitalizado” (Fábio Costa - CEO Agência Casa Mais l)

“Walt Disney pretende criar um Metaverso temático da Disneylândia. Em seus parques, os mundos físico e digital convergirão para imergir os clientes em seu universo e fazê-los viver experiências únicas.” (futuropresente.net)

Lembrando que o marketing não é só propaganda, o Metaverso vem para desafiar nós, profissionais, a pensarmos na criação de novos produtos para os nossos clientes. Que problemas, necessidades ou desejos os consumidores terão no Metaverso?

“Hoje, já existem tecnologias de marketing que trabalham com ferramentas, como é o caso do BAT (Basic Attention Token). “O BAT é uma iniciativa que une anunciantes, criadores de conteúdo, empresas de tecnologia e de criptomoedas. É uma nova maneira de fazer publicidade digital usando blockchain.” (Meio e Mensagem)

O Metaverso é um ambiente digital e ainda mais complexo do que o atual. É um espaço virtual compartilhado por humanos. É um mundo virtual tridimensional e que está tendo como pioneiro na sua criação a empresa Meta, de Mark Zuckerberg. Assista a este vídeo para entender melhor: https://fb.watch/awXSl0q5zt/

“Esse futuro universo, Metaverso, deve movimentar cerca de US$ 800 bilhões até 2024, e certamente transformará todas as indústrias, levará a novas oportunidades de negócios e poderá se tornar uma área interessante para investir.” (futuropresente.net)

O mais importante é a gente entender que o marketing é uma área estratégica dentro das empresas e com essas novas tecnologias, passa a desempenhar um papel ainda mais importante. Continuaremos estudando cenários, comportamento humano, de consumo e concorrentes.

Leia também: Marketing: prepare-se para 2022!

Fotos

Oi, vamos conversar? (48) 99951-4898