04/07/2022

Planejamento de Marca para o Meio Digital

Planejamento de Marca para o Meio Digital

Em um mundo completamente digital, com muitas marcas disputando espaço, para se destacar e se tornar uma marca forte é preciso muito planejamento e execução. Neste texto, trago alguns passos que você deve seguir para ter uma marca de sucesso.

A construção de uma marca requer tempo, investimento e constância. O próprio nome já diz “construção”. Planejamento é essencial para toda marca, e seu fortalecimento no mercado está diretamente relacionado com o quanto você pensa de forma estratégica.

“No meio digital, o que as pessoas mais buscam é relacionamento, e quando as marcas não trazem esse relacionamento para o seu dia a dia, elas abrem espaço para que a concorrência traga.” – Felipe Moraes.

1 - Todo Planejamento começa pela PESQUISA!

Você precisa estar de olho no comportamento de consumo do seu público-alvo, de tendências, da concorrência e fatores gerais do mercado. Existem diversas fontes de pesquisas pagas e, se você não pode investir nisso agora, faça sua pesquisa com as ferramentas disponíveis. Informação é matéria-prima para o trabalho de marketing. Sem informação, nosso trabalho não funciona. Observe os comentários dos clientes, os conteúdos que geram mais valor e engajamento, entre outros comportamentos.

2 - Depois da Pesquisa, a gente faz as ANÁLISES!

Uma marca terá pontos fortes e fracos em relação a sua concorrência. Assim como terá oportunidades e ameaças no mercado para as quais precisa estar preparada. Na análise, precisamos entender se a marca está posicionada, se este posicionamento está sendo trabalhado de forma correta, precisamos analisar os 4Ps do marketing desta marca.

3 – Toda marca tem seus OBJETIVOS!

O que você deseja para a marca no meio digital? Quanto mais claro forem os objetivos, melhor para traçar estratégias.

4 – Chegou o momento de elaborar as ESTRATÉGIAS!

Agora que você já tem pesquisa, análise e definição de objetivos, chegou a hora de elaborar estratégias para o meio digital. Quem é seu público-alvo? Seu produto é uma necessidade básica ou as estratégias precisam trabalhar melhor o impulso? Nas suas estratégias, existe algo que não pode ficar para trás NUNCA: você precisa atingir o coração das pessoas, gerar sensações fortes. É isso que as grandes marcas fazem e é isso que faz com que tenhamos desejo para consumi-las.

5 – Como medir RESULTADOS!

Sim, o marketing pode ser medido. Algumas ações de forma mais clara e, outras, através da percepção da marca. Cada projeto deve ser analisado: seja um site, uma campanha no Instagram, uma ação de whatsapp, entre outras. Medir os resultados é muito importante para saber se continuamos assim ou se mudamos o curso.

O que você deve entender é que não é só sobre o meio que você vai atingir seu público, mas especialmente sobre a forma com a qual você vai impactá-los!

“Os consumidores estão cada vez mais preocupados com atitudes de marca e seu propósito. Marcas que conhecem mais seus consumidores são marcas que geram mais relacionamentos.” – Felipe Moraes.

No meio digital, trabalhamos com testes. A gente elabora ações, observa o comportamento para poder fazer novos testes e, assim, chegar na melhor forma de atingir o público-alvo. Algumas ações geram mais retorno que outras. O importante é que esteja tudo alinhado com o posicionamento da marca sempre!

Leia também: Orientações para atendimento no whatsapp!

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