22/03/2022

O Marketing e a Entrega de Valor

O Marketing e a Entrega de Valor

O trabalho de marketing deve ser pensado e realizado para entregar valor!

E o que significa isso?
Significa o cliente ter a percepção dessa entrega e de que seu produto ou serviço é melhor. Entregar valor é fazer o algo a mais. É fazer com que o cliente esteja convencido a pagar por ele.

Nós, da área do marketing, estamos falando muito sobre experiência do cliente. Este termo está relacionado com a jornada de compra e tem ligação também com a tecnologia. Estamos vivenciando a era do Marketing 5.0!

“É uma decisão de onde máquinas e pessoas se encaixam melhor e proporcionam mais valor ao longo da jornada do cliente. A tecnologia do futuro é aplicada para ajudar os profissionais de marketing a criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo desta jornada.” (Kotler)

Quando pensamos nos 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), também devemos estar atentos na experiência do cliente nestes quatros itens. A tecnologia está aí pra tudo e, portanto, precisamos aplicá-la da melhor forma.

A questão central é que, desde o momento em que seu cliente entrou em contato, todos os seus canais devem estar alinhados para atendê-lo. Seu cliente precisa ter a sensação de que você ofereceu um atendimento superior ao de outra empresa.

Para entregar valor, sua marca precisa de uma proposta de valor única! É aquela promessa que torna sua marca diferencial, mas que é genuína e realmente será entregue.

O cliente perceberá o valor através de alguns elementos como: qualidade, atendimento, preço, prazo de entrega, de pagamento, como também o quão simples foi o processo de compra com a sua empresa. Afinal, os consumidores buscam comodidade, agilidade para resolver as coisas.

“Assim como o trabalho de um artesão, o segredo para criar valor para o cliente está no cuidado aos detalhes.” (agendor.com.br)

Observem esta equação determinada por Kotler:

A soma dos itens da esquerda menos os da direita = valor entregue para o cliente.

  1. Como está o valor da imagem da sua marca?
  2. Como está o valor do seu pessoal?
  3. Do seu produto e serviço?
  4. Seu cliente perde tempo comprando com você?
  5. Seu cliente gasta energia física e emocional com a sua empresa?

Para entregar valor é preciso muito preparo, estratégia e colocar em prática! Entregar valor genuíno só traz benefícios para o seu negócio:

- Percepção positiva da marca;

- Menos sensibilidade ao preço;

- Maiores as chances de fidelizar clientes;

- Credibilidade no mercado;

- Diferenciação em relação aos concorrentes;

- Entre outros!

Deseja melhorar a entrega de valor da sua empresa? Clique aqui!

Leia tambem: Cliente tem sempre razão?

 

Oi, vamos conversar? (48) 99951-4898